Whatsapp Business: Por que utilizá-lo no Marketing do seu negócio

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Whatsapp Business: Por que utilizá-lo no Marketing do seu negócio

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O Whatsapp é atualmente a ferramenta de comunicação utilizada com maior frequência no Brasil e no mundo. São 1,3 bilhões de usuários ativos. A razão disso é que ele possibilita a troca de mensagens instantâneas, em tempo real e por meio de uma plataforma simples, fácil e leve para os celulares.

O que levou empresas a observarem o potencial dele para os negócios é que cerca de 98% das mensagens enviadas pelo WhatsApp são abertas em até 3 segundos. Muito diferente dos e-mails, que apesar de serem lidos diariamente, não possuem essa mesma velocidade e capacidade de feedback.

Por isso, a plataforma decidiu lançar uma extensão voltada ao meio corporativo. Mas afinal, o que é Whatsapp Business e quais serão suas funções? A seguir, vamos falar mais sobre ele.

O que é o Whatsapp Business?

Ele é uma versão do WhatsApp tradicional, exclusiva para Android e iOS, desenvolvido para facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente ou leads, com ele é possível vender e iniciar um relacionamento com os clientes. O melhor lado disso tudo é que o Whatsapp é um aplicativo difundido entre o seu público-alvo, não importa qual seja ele.

Quais as suas principais funções?

1. Perfil comercial

Diferentemente do Whatsapp tradicional, com o Business o usuário se tornará comercial – e por isso, poderá adicionar uma breve descrição sobre seu negócio, telefone, horário de atendimento, localização, endereço do site e e-mail.

2. Oferece respostas rápidas

Algumas mensagens poderão ser criadas e salvas para responderem aos clientes com maior facilidade e rapidez. Essas mensagens podem responder as perguntas mais frequentes relacionadas ao negócio, pode fornecer informações sobre entrega, descrições de serviços e produtos, termos de uso e assim por diante.

3. Possibilita a automatização de mensagens

Basicamente, são mensagens instantâneas que poderão ser enviadas aos clientes quando o perfil estiver ausente. O mesmo também serve para mensagens de apresentação, por exemplo.

4. Cria o relatório de contatos

O usuário poderá monitorar algumas estatísticas e dados referentes aos contatos e fluxos de mensagens. Sendo assim, a empresa terá controle sobre o número de mensagens lidas, entregues, enviadas e assim por diante.

Por que utilizá-lo na sua estratégia de Marketing?

Se tivéssemos que que indicar apenas uma ferramenta para quem está com a conta no vermelho e quer fazer marketing digital, seria o Whatsapp Business, pois ele é uma das formas mais econômicas e acessíveis de se fazer marketing digital.

O Whatsapp Business é gratuito e acessível porque com um celular qualquer pessoa pode baixar o aplicativo e disparar mensagens para os contatos na mesma hora. Ele têm um potencial enorme de chegar ao seu consumidor pois permite manter um contato direto com o público. Incluindo tirar dúvidas, fazer pesquisas de opinião, fechar vendas e aumentar o seu alcance. Além disso faz que você converse com o cliente no mesmo patamar de um amigo ou de uma pessoa mais próxima.

Principais estratégias do Whatsapp Business para o seu negócio

1 – Relacionamento e atendimento ao cliente

O Whatsapp Marketing é uma ótima forma de você oferecer um tratamento exclusivo, com respostas imediatas. Se quiser montar um canal de atendimento rápido e fácil para responder as dúvidas dos clientes, pense no Whatsapp como opção.

Ele têm uma taxa de abertura de 70%. Isso significa que o seu cliente provavelmente vai abrir a sua mensagem. Mas claro, não adianta tentar colocar essa estratégia em prática e ficar sem responder o seu cliente por horas, por isso certifique-se de ter alguém 24h disponível para isso.

2. Envio de promoções

Utilizar o Whatsapp para vendas é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas.Para evitar spams e mensagens a clientes que não querem o serviço, a empresa é possível só se comunicar por Whatsapp quando o usuário cadastrar o número e enviar uma mensagem para efetivar o cadastro.

3. Notícias e conteúdos de valor gratuitos

Do mesmo jeito que você pode enviar promoções e os melhores preços para os seus clientes, experimente enviar notícias que tenham a ver com o seu ramo de atuação.

4. Viralizar um conteúdo: áudio, vídeo e fotos

Crie um conteúdo criativo e impactante, e atinja a maior audiência possível de forma rápida, por meio do compartilhamento instantâneo da mensagem, pois o Whatsapp é o território perfeito para se espalhar esse tipo de conteúdo.

5. Conteúdos com links para Landing Pages

Landing page é uma página de conversões, também chamada de página de destino ou de entrada. Ao utilizar uma linguagem direta e objetiva, ela tem como foco conduzir o usuário a realizar uma ação no seu site ou blog. Uma das formas de se fazer Whatsapp Marketing é enviando links com suas landing pages, informando para a audiência os benefícios que ela terá ao clicar.

6. Prestação de serviço

Dependendo do seu negócio, muitas vezes você consegue fazer a prestação de um serviço já no Whatsapp. Aproveite a oportunidade de trocar mensagens instantâneas e em tempo real para criar um atendimento personalizado com experiências únicas para o cliente.

7. Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são armas psicológicas utilizadas pelo marketing para acender a necessidade de ação em quem recebe a mensagem.

Como o nome indica, algo que impacta a mente do receptor de tal forma que desperta a sua reação. Em mensagens rápidas que precisam prender a atenção do leitor, como é o caso do Whatsapp, eles podem ser essenciais para fisgar a atenção do seu público.

Antes de sair enviando mensagens para os seus clientes pelo Whatsapp, vale a pena definir como você quer posicionar a sua marca na plataforma. Afinal, planejar suas ações é ideal em qualquer estratégia de marketing digital, e no Whatsapp essa regra de mantém.

Por isso você deve:

  • Definir os conteúdos que serão enviados: você pode enviar vídeos para divulgar um produto, uma foto com um conteúdo de valor, ou simplesmente um texto. Cada formato desse pode servir a sua audiência de uma forma
  • Quais horários as suas mensagens serão enviadas? Qual o melhor período do dia para conversar com a sua audiência?
  • Em quais situações você vai enviar uma nova mensagem? Pode ser no lançamento de um novo produto, para realizar sorteios ou anunciar promoções. Tenha em mente cada uma dessas variáveis.

Lembre que tudo isso será útil para evitar que o seu número seja bloqueado no celular do seu cliente. Respeitar o espaço e planejar bem as suas ações são passos importantes para continuar com um bom relacionamento.

Você usa o Whatsapp Business no seu negócio? Não? Está esperando o quê?

Caso haja mais dúvidas sobre como utilizá-lo em sua estratégia de marketing, entre em contato com a gente.

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