Porque ter uma identidade visual para seu negócio?

Exibir tudo

Porque ter uma identidade visual para seu negócio?

Tudo comunica. Essa é uma verdade incontestável. As cores das roupas que uma pessoa usa, o formato do estilo do corte de cabelo, a forma de falar.

E por que com uma empresa seria diferente?

A identidade visual de uma marca, desde as formas selecionadas para o formato do logotipo, suas linhas e cores, até as fontes escolhidas para a assinatura do nome da empresa, tudo isso comunica e conta uma história.

Quando existe uma sintonia entre todos esses elementos, aliados aos aspectos corporativos e operações estratégicas, a empresa fortalece a sua identidade frente aos clientes e ao mundo corporativo como um todo.

Nos próximos parágrafos, entenda uma pouco mais sobre a importância da identidade visual de uma empresa e como ela pode impactar na sua empresa.

Por onde começar? Breve manual de aplicação da identidade visual

Cada empresa é única em suas ações, objetivos e construção histórica, sendo assim, cada identidade visual também. Ela constitui a essência do que a empresa é e deseja transmitir.

Tudo começa pelo nome. A partir daí a identidade visual é construída com base em todos os seus valores.

O primeiro elemento a se pensar é a criação do logotipo (fonte, cores, estilo) compondo assim o princípio da identidade visual.

Sendo assim, o primeiro elemento do manual da identidade visual é a logo, é através dela que a marca será lembrada.

A contratação de profissionais da área que sejam especialistas em comunicação e design, é essencial para atingir uma maior convergência entre os valores que a empresa deseja transmitir, em sintonia com os elementos que irão compor o logotipo.

Esses profissionais, além de entenderem de comunicação visual, também entendem de mercado.

Esse é um ponto-chave na hora da criação da identidade visual, pois eles conhecem a concorrência e sabem que é importante integrar elementos visuais originais e diferenciados.

A sintonia entre os elementos das identidades visuais também são relevantes.

Além disso, é necessário que haja um padrão. A padronização desses elementos visuais garantem a individualidade da marca.

Levando em conta essas características, a marca precisa ser: reconhecível, clara, simples, personalizada e original.

Como Identificar os elementos que irão compor a identidade visual da empresa?

Após entender a importância desses diversos elementos que irão compor a identidade visual da sua empresa, você pode estar se perguntando: como um profissional de comunicação visual é capaz de identificar as características de uma empresa e transformá-las em imagem?

É efetivamente esse o trabalho de um profissional de comunicação visual. Eles analisam diversos elementos, possuem conhecimento em semiótica e em mercado, garantindo maiores chances de sucesso.

Para que você entenda um pouco mais sobre esse processo ou mesmo, para que você entenda como funciona o início desse trabalho de criação, você pode começar fazendo um levantamento dos seguintes elementos que fazem parte de sua empresa.

Esse levantamento ajudará um profissional de comunicação visual a começar a criar a identidade visual da sua marca.

Identidade da Empresa – Histórico, Missão, Valores e Visão.

Esses pilares são a base da sua empresa, o motivo primordial da existência dela. É através deles que temos a perspectiva clara de quem ela é, o que ela pretende fazer e onde deseja chegar.

Se você ainda não pensou nesses pilares ou não sabe com fundamentá-los, faça o exercício de começar a escrever sobre eles.

Perceba até que ponto essas características estão realmente claras para você, antes de contratar um profissional de comunicação visual.

Segmento – Ramo de atuação, Produtos e Serviços.

Em quantas empresas do ramo de fast food você encontra cores frias como o azul ou o verde como padrões?

É comum, que mesmo na presença dessas cores, haja alguma cor quente, como o vermelho, amarelo ou laranja.

Isso acontece porque cores quentes estão mais relacionadas ao ramo de alimentação.

Ou seja, cores comunicam e ramos de atuação diferentes sugerem cores diferentes.

Esse é apenas um pequeno exemplo de um dos itens analisados para compor o logotipo de uma empresa.

Diferenciais – Pontos Fortes, Inovação, Criatividade.

São essas as características que mais diferenciam uma empresa da concorrência.

A sua empresa pode manifestar a necessidade de uma tipografia diferente, fontes e elementos geométricos únicos e originais. Esses componentes fornecerão uma identidade única à marca.

O que a marca ganha com uma identidade visual adequada?

A princípio, uma identidade visual original, bem construída e com unidade entre as diversas peças e elementos, favorecem o reconhecimento desta identidade visual. Com o passar do tempo a marca ficará cada vez mais conhecida, despertando também o desejo do público.

Além disso, a identidade visual fortalece vínculos com os clientes, pois com o passar do tempo, eles passam a se sentir parte da empresa, confiando nela, uma vez que já a conhecem.

Assim, a marca fará parte não só da mente como do coração do cliente (veja mais sobre love brand), despertando sentimentos que contribuem para a longevidade, além de uma maior lucratividade da marca.

Uma vez que há a construção de uma sólida identidade visual, a rentabilidade é consequência. Isso evita que haja maiores investimentos no futuro com a comunicação visual, fazendo com que a marca tenha o potencial de se manter por gerações.

Onde Expor a Linguagem Visual

A marca de sua empresa pode estar em toda parte. Isso vai depender de uma série de fatores, mas a ideia é que ela possa estar no maior número de mídias possíveis.

Para isso é necessário que haja unidade, ou seja, uma padronização visual em todos os materiais que podem incluir: impressos, site, mídias sociais, anúncios, propagandas entre outros.

Conclusão

A Identidade visual representa a empresa através de imagens. É ela que proporciona a conexão entre marca e público.

Para ter sucesso nessa aliança é necessário ter consistência na criação da comunicação visual, mantendo uma unidade e padronização entre as variadas peças.

A sua marca deve ter um visual original, simples e claro, de modo a estabelecer uma relação de proximidade com seu público.

O sucesso de todos esses componentes estão intrinsecamente ligados ao trabalho de um bom profissional na criação da identidade visual.

Solicite inteiramente grátis
uma análise de posicionamento da sua empresa na internet!

Atendimento Online
1
Fale com um especialista! 👨‍💻
Olá 👋 podemos te ajudar?
Powered by