Persona: O que é e como criar a sua?

Exibir tudo

Persona: O que é e como criar a sua?

persona marketing digital

No post de hoje você vai aprender como e por que criar sua persona é importante para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa

Definir a persona do negócio é indispensável para quem deseja vender mais. Conhecer seu cliente em potencial é essencial para que você consiga se comunicar com ele de forma efetiva e assim gerar mais resultados. Sem uma persona definida é possível que sua estratégia se perca.

Mas afinal, o que é persona?

A definição de persona é uma estratégia de marketing digital. Sendo um perfil semificcionail que representa o cliente ideal da sua empresa.

Ele é criado para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Baseia-se em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Persona X Público-alvo

Muitas vezes, o significado de persona se confunde com público-alvo, porém são duas coisas bem diferentes. Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada. Ela precisa ser tão real quanto uma pessoa de verdade.

Um público-alvo não fornece informações, dados e insights suficientes para que uma boa estratégia de marketing digital seja criada.

Como a criação da Persona pode te ajudar?

 Enumeramos alguns motivos que provam a importância da criação de personas para seu negócio:

  • Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Definir o tom e o estilo do seu conteúdo;
  • Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que você deve focar;
  • Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
  • Personalizar o atendimento

Passos para entender como construir sua Persona

1- Defina nomes

O nome da persona permite que você faça referência facilmente a um grupo de usuários durante as discussões e criação de estratégias. Mas se ao invés de nomes, você preferir usar títulos verifique se não estão muito generalistas. O título deve sintetizar bem os objetivos e necessidades desse público. Para pensar nisso você deve considerar as informações que ele transmite.

2- Escolha a imagem

Não se esqueça de escolher uma foto para o modelo de persona. Dê à ela um rosto que pareça com as descrições de perfil.

3 – Observe dados demográficos

Nessa parte você deve oferecer uma visão rápida dos hábitos, estilo de vida e comportamento do modelo de persona. As informações devem refletir tendências de entrevistas, questionários ou pesquisas.

4 – Veja o grau de relacionamento com a sua empresa

É aqui que se estabelece qual o grau de envolvimento do modelo de persona com sua empresa. Ela já conhece sua empresa, já adquiriu algum serviço, produto anteriormente ou nunca ouviu falar? Recomendamos que você crie diferentes personas para representar cada nível de relacionamento.

5 – Crie uma história

Descreva a persona em poucas palavras com base em sua personalidade, ética de trabalho, motivações e prioridades.

6 – Alinhe os objetivos

O que a sua pessoa está procurando em um produto? Eles querem algo que seja fácil de usar? Um dispositivo ou serviço que atinge um fim específico? Essas perguntas são cruciais quando falamos em desenvolvimento de produtos.

7 – Escreva a Bio

A biografia deve ser um parágrafo curto para descrever a jornada do usuário. Destaque os fatores da vida pessoal e profissional do usuário que tornam esse usuário um cliente ideal para o seu produto.

8 – Entenda as motivações

Definir as motivações é importante para pensar em diferentes estratégias, por exemplo, no momento de divulgação de um novo produto.

9 – Defina os canais preferidos

A partir dos dados obtidos na sua pesquisa, você terá uma boa ideia do tipo de canal que seu público-alvo está usando com mais frequência ou pode ser encontrado com mais facilidade.

Assim que tiver suas personas bem definidas é hora de criar estratégias de marketing digital e começar a pensar em outras ações para atingir cada uma delas e buscar empatia nas comunicações e conteúdos criados.

Você já desenvolveu a Persona do seu negócio? Não?! Precisa de ajuda? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!

Solicite inteiramente grátis
uma análise de posicionamento da sua empresa na internet!

Atendimento Online
1
Fale com um especialista! 👨‍💻
Olá 👋 podemos te ajudar?
Powered by