Marketing de relacionamento: o que é e como aplicar no seu negócio

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Marketing de relacionamento: o que é e como aplicar no seu negócio

Marketing de relacionamento

Conquistar novos clientes e aumentar o número de vendas são objetivos comuns a qualquer empresa e para conquistar estes objetivos diversas ações promocionais são realizadas para atrair este público: participação de eventos, divulgação nas redes sociais, comerciais de tv e etc.

Porém a cada dia que passa a concorrência está cada vez mais acirrada, independente da área de atuação. Com isso acaba exigindo das empresas mais do que a divulgação de seus produtos. Temos como exemplo de empresas que têm se tornado referência quando o assunto é o relacionamento com os clientes, o Nubank e a Netflix.

Mas, o que é marketing de relacionamento?

É o conjunto de estratégias e ações realizadas para que as marcas se aproximem do consumidor e, assim, mantenham uma relação positiva.

E, mais do que isso: o objetivo do marketing de relacionamento é conquistar clientes fiéis, que são praticamente defensores e divulgadores da marca.

Dessa forma, a partir da experiência oferecida ao consumidor, essa estratégia é usada por marcas que desejam se tornar referências no mercado.

Marketing de relacionamento X Marketing tradicional

Podemos considerar como marketing tradicional as ações que são feitas para influenciar a mente do consumidor a fim de comprar um determinado produto ou serviço. É importante entender, também, que hoje em dia as pessoas não desejam somente adquirir um produto ou serviço, elas valorizam a experiência e as vantagens que terão ao fazer a compra.

Por isso, é preciso oferecer algo que o cliente não encontra em outro lugar. Uma experiência que o faça valorizar cada vez mais a marca. E é aí que entra o marketing de relacionamento.

Tipos de marketing de relacionamento:

Email Marketing:

O e-mail marketing é certamente uma das ferramentas mais usadas quando o assunto é marketing de relacionamento. Isso porque o e-mail pode ser personalizado e usado para diferentes estratégias.

Programas de fidelidade:

Os programas de fidelidade estão entre as estratégias de Marketing de Relacionamento offline mais usadas. São muito comuns em supermercados, cartões de crédito, restaurantes, companhias aéreas ou mesmo em hotéis. Trata-se de oferecer benefícios, para que o consumidor prefira a sua empresa ao invés de utilizar a concorrência.

Chatbot:

Tem sido uma ferramenta importante para estratégias de relacionamento e, cada vez mais, é utilizado para estreitar o relacionamento entre marca e consumidor. Um assistente robô surge para criar conversas inteligentes entre empresa e consumidor e, dessa forma, facilitar o modo como as marcas se comunicam.

Quais as vantagens dessa estratégia:

Além de ajudar no processo de fidelização de clientes, diminuindo custos em sua organização, o Marketing de Relacionamento é capaz de ajudar a empresa em vários aspectos. Sendo eles:

1 – Aproximação com os clientes:

O Marketing de Relacionamento aproxima seus clientes ao ponto de conhecê-lo melhor e identificar as soluções ideais para essa pessoa. Com isso você aprende a segmentar e se comunicar com os usuários que estão alinhados com o seu negócio. Utilizando as estratégias de Marketing de Relacionamento é possível identificar oportunidades e entregar exatamente o que o cliente precisa.

2 – Maior fidelização:

Quando trabalhamos com o Marketing de Relacionamento o foco deve ser em estimular a lealdade e a criação de vínculos emocionais com a sua marca. Isso ajuda a melhorar a retenção de clientes, ou seja, ele vai ficar mais tempo com sua empresa e possivelmente vai voltar a comprar.

3 – Aumento do faturamento da empresa:

O faturamento também aumenta consideravelmente, afinal após criar uma relação de confiança com o usuário, as chances dele se manter na sua empresa ou de novas oportunidades surgirem são maiores e mais realistas.

4 – Melhor posicionamento no mercado:

Relacionamento personalizado, satisfação total e confiança são alguns dos itens essenciais para tornar uma empresa referência no mercado. Lembre-se que uma boa relação e satisfação do cliente com a marca geram laços emocionais ao ponto deles se tornarem leais e verdadeiros advogados e disseminadores da sua marca.

Como aplicá-lo na sua empresa:

A boa notícia é que a internet fornece as principais ferramentas para que a relação entre empresa e audiência se torne ainda mais próxima. A seguir, veja as principais formas como a sua empresa pode aplicar o Marketing de Relacionamento:

1 – Crie personas

Personas são a representação fictícia do seu cliente ideal. Elas devem ser criadas com base nas características verdadeiras do público que a sua empresa deseja alcançar. Quanto mais detalhes, melhor! Ao criar o cliente ideal, ele também está sendo humanizado. Assim, você irá ganhar um conhecimento muito maior e mais profundo sobre ele e poderá criar relacionamentos mais verdadeiros.

2 – Acompanhe os resultados

A estratégia de marketing de relacionamento é de longo prazo. Mas isso não quer dizer que devemos somente aplicá-la e deixá-la de lado. Pelo contrário, é preciso fazer um monitoramento constante. Os efeitos reais do Marketing de Relacionamento só virão no longo prazo, porém é possível definir as abordagens mais adequadas a seu público e empresa e, assim, garantir uma maior eficácia ao processo.

3 – Crie um cronograma

N hora de fidelizar o cliente, é importante dar-lhe atenção e estar sempre presente, através de campanhas, descontos e até e-mails personalizados em ocasiões especiais, por isso nada melhor do que um cronograma para te ajudar nessa tarefa! Assim, você terá uma perspectiva melhor de quais ações estão sendo feitas e quais ainda precisam ser implementadas.

4 – Poste com frequência

Você já percebeu que as páginas com as quais mais se relaciona são aquelas que postam diariamente, compartilhando novos conteúdos e materiais? Isso não é uma coincidência. Quando se trata do gerenciamento do perfil de um negócio nas redes sociais, esse procedimento deve ser o mesmo anterior: Estabeleça um cronograma de posts e desenvolva conteúdos para que seus perfis nas redes estejam sempre atualizados. Oferecendo sempre novidades para os seus seguidores. Isso aumenta o engajamento com a marca.

5 – Interaja com seus seguidores:

As mídias sociais foram desenvolvidas para serem ambientes de troca de experiências e relacionamento virtual, por isso, use e abuse delas! Sempre que receber uma mensagem, trate de responder — e com o máximo de agilidade possível, pois se alguém lhe procurou é porque deseja um retorno rápido.

Recebeu um comentário em uma publicação? Responda-o! Mostre para as pessoas que elas são importantes para a sua marca.

Agora que você já sabe a importância do marketing de relacionamento, que tal começar a aplicar na sua empresa? Como você viu, os resultados disso só poderão ser benéficos e o melhor é que os resultados disso serão permanentes. Entre em contato conosco!

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