Landing pages: Por que elas são importantes para o seu negócio

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Landing pages: Por que elas são importantes para o seu negócio

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Entre as diversas estratégias existentes, as Landing Pages se tornaram uma excelente alternativa para aumentar a conversão da empresa, conquistando cada vez mais leads e clientes durante o processo. 

Mas afinal, o que são landing pages?

Landing Page (LP), ou de forma mais direta, página de conversão, é uma página que oferta aos visitantes um conteúdo a fim de convertê-los. Por isso é tão importante aprender a como criar uma que traga, de fato, resultados.

É normalmente composta por um formulário, uma oferta de conteúdo e um CTA. Essa oferta, geralmente é um material gratuito rico como um infográfico ou um e-book.

Em troca o usuário fornece os dados (no formulário) para que estas informações sejam usadas pela empresa e assim, levá-lo em direção ao fundo do funil de vendas.

Para que serve uma?

Vamos considerar que seu site atrai as pessoas. Seja porque elas têm interesse imediato em saber mais sobre os produtos ou serviços que você vende, ou porque você tem um blog interessante, ou por qualquer outro motivo.

Mas e aí? O que vem depois? As landing pages servem justamente para “dar um empurrãozinho” e estreitar essa relação.

Pensando em uma estratégia de marketing de conteúdo, o que fazer se várias pessoas leem o blog mas nenhuma delas deixa nenhum tipo de informação no (quase defasado) formulário de contato? Esse é o momento em que é preciso usar as landing pages para converter os visitantes.

Outras vantagens em usar uma landing page

  • Segmentar os contatos de acordo com a área de interesse de cada;
  • Conhecer e entender melhor as expectativas de possíveis clientes;
  • Reduzir o custo de clientes, por ser uma opção barata e que gera oportunidades visíveis;
  • Entregar ao usuário um conteúdo rico que pode auxiliar a solucionar um problema.

Dicas para criar uma landing page que funciona

1 – Não use menus:

A Landing Page é uma página totalmente focada em conversão, de modo que você precisa limitar o número de links de saída ou até mesmo acabar com todos eles.

Dentro da página o caminho para a conversão deve estar muito claro e sem nenhum tipo de distração, assim o visitantes toma suas decisões mais rapidamente.

Como a pessoa terá apenas duas opções “Sair da página” ou “Seguir o caminho da conversão” as chances de vender são muito mais altas.

Com um menu no topo da página as chances desse possível comprador se distrair e sair são bem altas, já que existem mais elementos para ele processar.

2 – Utilize títulos simples e direto:

O título ou Headline da sua Landing Page é a primeira coisa vista pelo visitante, é nesse momento que você vai captar a atenção dele e fazer com que leia o resto do conteúdo. Para cativar essa pessoa já nos primeiros segundos de leitura você precisa ir direto ao ponto, colocar a palavra-chave dentro do título e ter clareza na proposta.

Seu título também precisa ser clicado facilmente, o clique não precisa acontecer necessariamente no título mas sim, no botão de Chamada para a ação.

3 – Deixe claro sua proposta:

Assim como o título a sua proposta deve ser clara e objetiva. A pessoa precisa entender assim que começar a ler, de que se trata a proposta, quais as vantagens e como poderá comprar.

Para manter sua proposta com o máximo de objetividade possível use parágrafos curtos, passe apenas uma ideia por parágrafo e não use palavras difíceis.

4 – Utilize CTA’s:

As chamadas são essenciais para ter um aumento significativo na sua taxa de conversão, porque é a partir dela que a pessoa faz ações dentro da página. Mesmo que o título e o texto sejam realmente matadores, as pessoas que estão dentro da página muitas vezes não sabem o que fazer, mesmo conhecendo sua proposta e qual tipo de produto/serviço você oferece.

Então você precisa dar um “Empurrãozinho” para eles, criando uma CTA que vai dizer o que acontece de determinado ponto para frente ou que ação deve ser tomada. Além disso, a forma como ele está inserido dentro de uma landing page, o que está escrito, em que lado está…Tudo isso pode ter uma interferência negativa ou positiva.

5 – Layout leve e responsivo:

O layout é fundamental para causar a primeira boa impressão, uma peça chave para a permanência na página ou a desistência dela.

Não é atoa que o layout é uma das características mais alteradas nas Landing Pages para fazer testes de conversão. Além disso você ainda precisa fazer a página se adaptar a todos os tamanhos de tela, criando um site responsivo. 

6 – Coloque provas sociais do seu negócio:

A prova social é o fator decisivo para efetuar a compra ou desistir dela para muitas pessoas.

Acredito que você mesmo procure a opinião de outros a respeito de um produto que deseja comprar na internet. Isso é muito comum e posso te dar certeza de que funciona.

Muitas das vezes o visitante da sua Landing Page já está convencido de que o produto/serviço é bom, mas falta alguma coisa que fará ele ter certeza. Essa é a prova social.

Coisas que você deve evitar

1 – Formulários extensos

A pessoa pode ter interesse no material ofertado pela empresa, porém, o tanto de informações necessárias até realizar o download acaba fazendo com que a pessoa desista.

Dessa maneira, uma dica útil é criar formulários simples, que contenham as informações relevantes, e evite perguntas que não vão agregar nada na nutrição do futuro lead e vão deixar o usuário constrangido em responder tantos tópicos distintos.

Como já foi visto no início do texto, o objetivo da landing page é a conversão do visitante através do formulário. Portanto, o caminho para deve estar claro.

2 – Formulários com dados pobres

Da mesma forma que quantidade demais em um formulário é prejudicial, não pegar informações importantes pode atrapalhar a estratégia de maneira geral.

3 – Várias opções de CTA

É válido reforçar que quando o usuário entra em uma landing page, o certo é que ele vá direto a opção que a empresa quer que ele faça. Ou seja, não adianta colocar um CTA para conversão e mais 3 botões para outras finalidades. Ser direto é prioridade!

Agora que você já sabe o que é e para que serve uma landing page, converse com um dos nossos especialistas e descubra como aumentar os lucros da sua empresa!

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